segunda-feira, 6 de julho de 2020

O Paradigma da Liderança Imitada

👨🏻‍💼 O   P a r a d i g m a   d a   L i d e r a n ç a  I m i t a d a

▪Tragicamente, o modelo que com freqüência se mostra para a liderança eclesial, é tomado do mundo CORPORATIVO DE NEGÓCIOS. O paradigma que se utiliza é um paradigma GERENCIAL, no qual o motivo impulsor para um líder eclesiástico é formular uma meta definida e traçar graficamente um programa estratégico, mediante o qual se tenta atingir essa meta.

▪Deste modo a igreja ficou amarrada no organizacionalismo aerodinâmico da cultura estadunidense corporativa. Como  resultado, os cristãos balizaram  métodos de liderança seculares e os imitaram como sendo biblicamente válidos.

▪Para dizê-lo em forma simples, nossa moderna noção da liderança eclesial se encontra culturalmente cativa do espírito desta era! Vendo que, no que diz respeito à liderança, o grande peso do ensino bíblico se perdeu nas noções prevalecentes de nossa cultura, precisamos reclamar a base bíblica sobre este assunto.

 ▪Nos faria bem recordar que a metáfora principal traçada na Bíblia  sobre a igreja não revela uma organização, mas um ORGANISMO. Assim, a metáfora corporacional é uma metáfora tergiversada. A principal metáfora para a igreja é uma família vivente. Por esta razão, o modelo bíblico para a liderança cristã é o de uma mãe e de um  pai recomendação de leitura 1° Tessalonicenses 2:6-12.

☝️Não obstante, até mesmo a imagem paternal de liderança pode ser deformada e convertida em  prosa fria, se não for considerada sob o pano de fundo do sacerdócio geral de todos os crentes e de nossa relação primária de uns para com os outros, como irmãos e irmãs. Recomendação de leitura Mateus 23:8.

▪⚠️ Dito claramente, os líderes da igreja neotestamentária dirigiam de uma maneira NÃO HIERÁRQUICA, NÃO ARISTOCRÁTICA, NÃO AUTORITÁRIA, NÃO INSTITUCIONAL E NÃO CLERICAL.

▪Ademais, a liderança que se visualiza no Novo Testamento é principalmente FUNCIONAL, e RELACIONAL. Ter a liderança da igreja local funcionando conforme os mesmos princípios que regem um executivo corporativo num negócio ou um aristocrata num sistema de castas imperial, não foi nunca o conceito do Senhor Jesus.  É por esta razão que os autores neotestamentários nunca optaram  por usar metáforas hierárquicas nem imperiais para descrever a liderança eclesial.

▪Os líderes da igreja neotestamentária são mais  descritos como servos e como crianças, do que como senhores e amos. Recomendação de leitura Lucas 22:25, 26.

☝️Embora esta maneira de pensar entre em conflito direto com o conceito popular de autoridade de hoje em dia, ela engrena perfeitamente com o ensino bíblico do Reino de Deus,uma esfera em que os débeis são fortes, os pobres são ricos, os humildes são exaltados, e os últimos são primeiros.

✅Separei o significado de algumas palavras inseridas no texto para melhor entendimento.

*📝Paradigma: _modelo ou padrão a seguir.

*📝Metáfora: _é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer uma relação de analogia.

*📝Tergiversar: _Utilizar vários pretextos, subterfúgios, desculpas; fazer rodeios; evitar afirmações claras: nunca diz nada claramente porque só saber tergiversar.

________________________________________________

○• ▪ www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T"; FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL.

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T";  FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL. Como mostramos no c...