sábado, 23 de novembro de 2019

DEBATES NA BÍBLIA SAGRADA, SÃO PROIBIDOS?




( Atos 9.29) “ falava e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo.”

Deus o convida a ter um debate com ele, e a intenção desse debate, é para que encontremos a verdade. Para você perceber que esta errado e Deus esta certo.
E isto vai trazer pra você a purificação dos seus pecados.
O debate precisar existir, justamente pra provar que algo esta errado, se tem algo errado então vai existir a critica.

( Isaias 1.18) “ vinde então, e argüi-me, diz o senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata , eles se tornarão, brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como a carmesim, se tornarão como a branca lã”

O que é proibido na bíblia são os debates sem sentidos.

( Tito 3.9) “ evite porem, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.”

( 1 Timóteo 6. 3ao 5 ) “ se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsia e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que tem a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.”

Então, pessoas que ficam trazendo coisas que são da lei de Moises, e vivem debatendo coisas da lei, estes tipos de debates são sem sentidos e inúteis, e tolas, e só causam discussões, mas se o debate é pra mostrar a verdade, este sim é permitido pela escritura.
( atos 9.30,31) “ sabendo disso, os irmãos o levaram para Cesárea e o enviaram para Tarso. A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia, e Samaria.
Ela se edificava e, encorajada pelo espírito santo, crescia em numero, vivendo no temor do senhor”

Então observe, que quando os apóstolos defendiam a sua fé, ou seja debatia, as pessoas eram edificadas e encorajadas e cresciam no espírito. A igreja de Deus vivem em paz, porque ela tem o temor do senhor, mas para se obter esse temor e alcançar a paz, tem que colocar a prova os falsos mestres e seus ensinos.
Não é proibido debater, pois como provar que algo esta errado se não houver o debate!
Existe vários debates na bíblia, o próprio senhor Jesus debateu.
Na bíblia você vai ver Cristo debatendo com os Judeus !

( João 8.31 ao 59) “ disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “ se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” .
Eles lhe responderam: “ somos descendentes de Abrão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?
Jesus respondeu; digo-lhes a verdade: todo aquele que vive pecando é escravo dpi pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela pra sempre. Portanto, se o filho, os libertar, vocês de fato serão livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Com tudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês.
“Abraão é o nosso pai”, responderam eles.
Disse Jesus: “ se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez. Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de deus; Abraão não agiu assim. Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês.
Protestaram eles: “ nós não somos filhos ilegítimos. O único pai que temos é Deus.”
Disse-lhe Jesus; “ se Deus fosse o pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo?
v.44Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele, quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade porque vocês não crêem em mim?
Aquele que pertence a Deus ouve a voz de Deus. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”
v.48 “ Os judeus lhe responderam: “ não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado?
Disse Jesus; “ não estou endemoninhado! Ao contrario, honro ao meu Pai, e vocês me desonram. Não estou buscando gloria pra mim mesmo; mas, há q2uem a busque e julgue. Asseguro-lhes que, se alguém obedecer à minha palavra, jamais verá a morte”
Diante disso, os judeus exclamaram; “ agora sabemos que você está endemoninhado! Abraão morreu, bem como os profetas, mas você diz que se alguém obedecer à sua palavra, nunca experimentara a morte. Você é maior do que o nosso pai Abraão?
Ele morreu, bem como os profetas. Quem você pensa que é?
Respondeu Jesus: “ se glorifico a mim mesmo, a minha gloria nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o seu Deus, é quem me glorifica. Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vocês, mas eu de fato o conheço obedeço à sua palavra. Abraão, pai de vocês se regozijou-se porque veria o meu dia: ele o viu e alegrou-se”
Disseram-lhe os judeus: “ você ainda não tem cinqüenta anos e viu Abraão?
Respondeu Jesus; “ eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, EU SOU!
v.59 Então ele apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se no templo

Devemos sim por a prova o que certos pastores estão ensinado !

( 1 tessalonicenses 5.21,22) “ examinai tudo retende o bem: abstende de toda a aparência do mal”
( 1 João 4.1) “ amados não creias em todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se tem levantado no mundo”

Para provar é precisa por tudo a prova, e como fazer isto se não haver o debate?
Tem sim que existir o debate e em nenhum desses versículos proibi o debate.
Existem certos pastores ou mestres, que quando são chamados para provar aquilo que ensinam ou pregam, eles simplesmente fogem, não aparecem para o debate, porque não existe neles convicção ou fé naquilo que pregam, enfim se esconde como se fosse mulheres! E porque ?

( Isaias 3.12) “ os opressores do meu povo são crianças, e mulheres está a testa do seu governo ah! Povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem os caminhos das veredas”
( Jeremias 51.30) “ os valentes de babilônia cessaram de pelejar, ficaram nas fortalezas, desfaleceu a sua força, tornaram-se como mulheres; incendiaram as suas moradas, quebradas foram os seus ferrolhos.”
( 1 coríntios 16.13) “ vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonil mente, e fortalecei vos “

Existem igrejas que são dominadas por mulheres ah! E existem lideres que agem como mulheres,! E quando isto acontece, significa que algo esta fora do projeto de Deus para a sua igreja! Mas o que acontece na verdade é que esses supostos lideres não estão interessados em ensinar os princípios bíblicas, mas só estão interessados, em como arrecadar dinheiro do povo, e não cuidam da ovelha ! São mercenários, são cães gulosos, são como mulheres ou crianças, são sem palavras.

( João 10.12,13) “ mas o mercenário: é o que não é pastor, deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa”
“ o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas”

( Filipenses 3.2) “ guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão”
( Isaias 56.10,11) “ todos os seus atalaias são cegos, nada sabem: todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e amam o tosquenejar”
E estes cães são gulosos, não se pode fartar: e eles são pastores que nada compreende; todos eles se tornaram para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte”

( Isaias 41.12) “ busca-loas, mas não os acharás: e os que pelejarem contigo tornar-se-ao nada, e como cousa que não é nada os que guerrearem contigo”

Aqueles que ensinam mentiras não conseguirá, suportar exposição da sã doutrina, e nem poderá contradizer todos os que tem sabedoria do alto.

( Lucas 21.14,15) “ proponde pois em vossos corações não premeditar como haveis de responder:
Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se opuserem”

Os falsos líderes também são covardes
( apocalipse 21.8) “ mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idolatras, e todos os mentirosos- o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”
 JESUS CRISTO DEBATEU E PAULO TAMBÉM DEBATEU!

DEBATE DE PAULO:
Atos 9:29
29 - "E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo."
Atos 17:2
"2 - E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,"
Atos 18:4
4 - "E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos."
Atos 19:9
9 - "Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano."
 UM DEBATE DE IDÉIAS, E NUNCA DA PESSOA, PARA: Tito 1:9
9 - "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes."
DEBATE DE ESTEVÃO:
Atos 6:9
9 - "E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.10
E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava."

PARA MAIS INFORMAÇÕES acesse abaixo:

📚Blog de Estudos e reflexões:

danielduarteestudobiblico.blogspot.com.br

🎥 Acesse o nosso canal no YouTube:

www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T"; FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL.

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T";  FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL. Como mostramos no c...