terça-feira, 10 de setembro de 2019

A MULHER PODE PREGAR NA IGREJA? OU SER PASTORA?

O LUGAR DA MULHER NA IGREJA




Nestes dias em que os movimentos feministas estão proliferando por todos os cantos, e
quando as mulheres estão assumindo, cada vez mais, papéis de liderança em todas as áreas
da vida, o lugar das mulheres cristãs nas assembleias locais é verdadeiramente distintivo.
Consideraremos o assunto sob três aspectos:
1.O seu serviço.
2.O seu silêncio.
3.A sua submissão.

1. O SEU SERVIÇO.

As mulheres cristãs sempre realizaram muitos serviços valiosos em conexão com as
assembleias. Na verdade, não é exagero dizer que as assembleias não seriam o que são, nem
poderiam realizar o que fazem, sem as irmãs. Sem tentarmos avaliar a importância relativa
das várias esferas de serviço nas quais as irmãs ministram, alistemos algumas delas:
1. Frequência - Em muitas assembleias, senão em todas, a frequência às reuniões
baixaria pelo menos cinquenta por cento se as irmãs estivessem ausentes. O efeito
prejudicial de tal perda pode ser facilmente imaginado.
2. Suporte financeiro - Ninguém a não ser o Senhor sabe perfeitamente quem
realmente contribui, e o que dão. Mas, podemos facilmente assumir que uma grande
porção do suporte financeiro para a obra do Senhor provém das irmãs,
particularmente das mulheres solteiras que trabalham fora de casa. Isto será revelado,
reconhecido e recompensado no Tribunal de Cristo (Marcos 12:41-44; Mateus 6:3, 4).
3. Oração - A oração é a fonte do poder do testemunho das assembleias, e muitas
mulheres cristãs são verdadeiras guerreiras da oração. Invisível aos olhos humanos,
seus labores diante do trono da graça são bem conhecidos por Deus. O futuro, sem
dúvida, revelará que muitos dos progressos da assembleia, e o poder e ganhos dos
irmãos pregadores foi atribuído diretamente às orações das irmãs.
4. Hinos - Seria algo muito estranho em uma assembleia a ausência da voz feminina na
hora de cantar os hinos. Pois são elas que dão aquele contraste tão belo e necessário a
melodia. Os membros femininos geralmente são mais numerosos que os masculinos,
e, frequentemente, encontramos melhores vocalistas entre as irmãs que entre os
irmãos.
5. Trabalhos com as crianças - Muitos adultos salvos recordam-se com gratidão das
primeiras influências em favor de Deus recebidas de mulheres cristãs piedosas que
fielmente lhes encentivaram e ensinaram em suas menenice.
6. O ensino das mulheres - "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias
no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho,
mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem
seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa,
sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-
5)
7. Atividades gerais - Quando se trata de preparar comida, as irmãs tem um papel
muito importante, pois os esforços dos membros masculinos de uma assembleia
geralmente estão limitados a organizar cadeiras, limpar e servir nas reuniões do povo
de Deus (Conferências, Festinhas das Crianças, etc). Para a limpeza do salão, depende
do trabalho voluntário das irmãs. Comida para os enfermos, os carentes, os idosos,
para casamentos e chás-de-cozinha, piqueniques, jantares de confraternização, etc.,
são todos preparados pelas irmãs. É uma tragédia quando uma igreja local transformase
num mero clube social, mas uma assembleia verdadeiramente espiritual pode (e
deve) prover atividades espirituais para os cristãos, e isto requer muitas vezes um
toque e trabalho feminino, como já mencionamos.
8. Visitação - "Estava.. .enfermo e me visitastes" (Mateus 25:36). "A religião pura e sem
mácula, para o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas
tribulações" (Tiago 1:27). Eis aqui um ministério sem limites, tanto em possibilidades
como em bênçãos. E está aberto a todos: evangelistas, pastores, ensinadores, anciãos,
e irmãs. A visita simpática e gentil de uma irmã piedosa pode abrir mais corações que
muitos longos sermões.

2. O SEU SILÊNCIO

Após este breve sumário da multiplicidade do serviço das irmãs na assembleia local (e muito
mais ainda poderia ser dito), poderá chegar como uma surpresa àqueles não acostumados
com os princípios e práticas das assembleias neo-testamentárias saber que, nas reuniões da
igreja, as mulheres permanecem silenciosas. Elas não oram publicamente nem pregam em
reuniões onde os homens estão presentes. Isto, obviamente, é obediência as instruções
claras estabelecidas pelas Escrituras.
"...conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;
mas estejam submissas como também a lei o determina" (1 Coríntios 14:34).
"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher
ensine..." (1 Timóteo 2:11,12).
"...para a mulher é vergonhoso falar na igreja" (1 Coríntios 14:35).

1Co 14.34 ,33 "pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz. Como em todas as igrejas do povo de Deus,as mulheres devem ficar caladas nas reuniões de adoração. Elas não têm permissão para falar. Como diz a Lei, elas não devem ter cargos de direção."(Versão Nova Tradução Na Linguagem de Hoje -NTLH)

Aqueles que recusam submeter-se a este ensino claro da Palavra de Deus têm feito enormes
esforços para evitar estas imposições.
Alguns nos dizem que o problema é a "tagarelice" - burburinho barulhento feito pelas
mulheres. Embora tal tipo de conduta jamais devesse ser permitida, pois mancharia a reunião
dos santos em qualquer época, este não é o significado aqui. A palavra grega traduzida "falar"
é a mesma nas vinte e uma vezes em que é usada neste capítulo, inclusive na instrução:
"Tratando-se de profetas, falem [tagarelem?] apenas dois ou três" (v. 29). Reductio ad
absurdum! (Extremo dos absurdos!)
Alguns já tentaram transformar o "silêncio" do versículo 34 numa proibição contra as
mulheres falarem em línguas, mas isto não cabe no contexto, e seria uma redundância, uma
repetição desnecessária das instruções nos versículos 27 e 28.
Um dos frutos amargos produzidos pela negação atual nos círculos neo-evangélicos da
inerrância das Escrituras é a tentativa feita por alguns autores de contrariar Paulo em suas
instruções sobre as mulheres, dizendo que seus ensinos contradizem as palavras do Senhor
sobre o mesmo assunto. Para cristãos que creem na Bíblia este argumento enganador não
tem nenhum peso, já que a inspiração verbal e a inerrância descartam quaisquer declarações
contradizentes.
A declaração em Gálatas 3:28: "...nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em
Cristo Jesus," tem sido extraída completamente de seu contexto e aplicada à força à
participação feminina nos cultos da igreja. Mesmo uma leitura superficial da passagem em
Gálatas indica claramente que o assunto em discussão é filiação na família de Deus e não
serviço na assembleia. A salvação não é afetada pelas distinções raciais, sociais, ou sexuais.
Há uma salvação "comum" a todos (Judas 3) e as bençáos espirituais que são nossas em
Cristo (Efésios 1:3) são propriedade de todos igualmente. Mas, na igreja, obviamente, temos
"homem e mulher", caso contrário as exortações aos maridos e esposas não teriam qualquer
significado (veja Efésios 5:22-33).
Existem outros que creem que as palavras de Paulo em 1 Coríntios 11:5,13 negam o comando
do silêncio no capítulo 14.Nestes versículos lemos:
"Toda mulher, porém, que ora, ou profetiza, com a cabeça sem véu, desonra a sua
própria cabeça" (v. 5).
"Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?" (v. 13).
Mesmo que analisemos o texto desprezando a sua inspiração, ainda assim será evidente a
qualquer pessoa pensante que Paulo era sábio demais para escrever uma coisa, e logo após,
deliberadamente contradizer-se a si próprio. Mas, ambas as declarações, nos capítulos 11 e
14, são os ditos inspirados de Deus e, portanto, ambos corretos. A resposta à aparente
contradição é que no capítulo 11 Paulo não está escrevendo sobre quem pode orar e
profetizar, como o faz no capítulo 14 (veja 14:15,27, 28,29, 30, 32, 35). O assunto objecto em 1
Coríntios 11:1-16 é liderança. A ordem divina é Deus-Cristo-homem-mulher (v. 3). Como a
mulher não está no lugar de liderança, quando o homem está presente na assembleia ela
deve usar uma cobertura sobre sua cabeça (v. 10). Descobrir sua cabeça e usurpar o lugar do
homem é desonrar sua cabeça, o homem (v. 5). O versículo 5, então, não tem o propósito de
conceder à mulher cristã o privilégio de orar ou profetizar nas reuniões da igreja, mas, pelo
contrário, tem a intenção de mostrar a incongruência de uma mulher deixar a posição de
silêncio e sujeição dada a ela por Deus, e aparecer diante dEle com a cabeça descoberta. A
verdade acima é esclarecida ainda mais em 1 Timóteo 2, onde lemos:
"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher
ensine, nem que exerça autoridade sobre o marido; esteja, porém, em silêncio" (vs.
11,12).
É significativo que a palavra para "marido" ou "homem", no grego, no versículo 12, como
também no versículo 8, seja a palavra para "varão" (homem); enquanto que nos versículos 1,
4, 5, é "humanidade", incluindo tanto o homem como a mulher. Assim, o versículo 8 lê:
"Quero, portanto que os varões orem em todo lugar."

3. A SUA SUBMISSÃO

Nestes dias, quando o Movimento dos Direitos Iguais está cada vez mais envolvido com o
status da mulher, até mesmo a simples menção da palavra "submissão" toca um nervo
sensível por todo o mundo feminino. Mas, afinal de contas, não é o que o mundo diz, mas o
que a Palavra diz que deveria governar e guiar o pensamento das mulheres cristãs. E o que
ela diz?
"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão" (1 Timóteo2:11).
"...estejam submissas como também a lei o determina" (1 Coríntios 14:34).
Deus é um Deus de ordem, e obediência à Sua ordem traz Sua benção. A desobediência traz o
caos e a disciplina divina. No assunto de liderança, com sua inerente autoridade (como já
vimos) a ordem divina é claramente declarada em 1 Coríntios 11:3:
"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o
cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo."
A declaração final deste versículo claramente indica dois pontos importantes:
Primeiro, sujeição não significa subjugação forçada, mas submissão por livre escolha.
Pelo propósito da redenção do homem, Cristo livremente escolheu submeter-Se em
todas as coisas à vontade do Pai, e assumir o lugar de obediência do servo. "Porque eu
desci do céu não para fazer a minha própria vontade; e, sim, a vontade daquele que
me enviou" (João 6:38). Que exemplo perfeito para todas as mulheres cristãs! Que
privilégio seguir Seu exemplo!
Segundo, sujeição não indica inferioridade. Embora assumindo a forma do servo
(Filipenses 2:7), e vivendo uma vida de obediência perfeita e dependência do Pai, Cristo
não era de maneira alguma inferior ao Pai durante Sua vida de sujeição na terra. Ele
era sempre Deus.
Ao aceitar o lugar de sujeição à liderança do homem, as mulheres cristãs recebem a alta
honra de emular o Filho de Deus. E ao fazê-lo, demonstram aos observadores angelicais a
restauração da ordem divina de liderança que havia sido violada pela presunção de Lúcifer
(Isaías 14:12-15), e pela desobediência de Adão e Eva (Gênesis 3).
"Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de
autoridade" (1 Coríntios 11:10).
A posição assumida pelas assembleias neo-testamentárias que se conduzem pelos
ensinamentos das Escrituras é que ter mulheres na posição de pregadores, pastores,
ensinadores ou anciãos, ou qualquer outra posição de autoridade na igreja está fora da
vontade de Deus.

Por H. G. Mackay

👉ATENÇÃO!!

👇
ESTE ESTUDO (REFLEXÃO) É PERMITIDO IMPRIMIR E COMPARTILHAR, QUE SEJA GRATUITAMENTE!

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

📚Blog de Estudos e reflexões:

danielduarteestudobiblico.blogspot.com.br

🎥 Acesse o nosso canal no YouTube:

www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É A "ALMA" DE ACORDO COM A BÍBLIA?

  O que é “alma” ? Na Biblia, a palavra “alma” provém da palavra hebraica “ nephesh ” e de sua equivalente em grego “ psykhe “. Como podemos...