segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O QUE É A IGREJA?

O QUE É A IGREJA?

   O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "IGREJA"?

                                              VOCÊ SABE?
                     
                                                               
                                                                                 
 Por irmão Daniel Duarte 

 
                                                               
Se perguntássemos a qualquer pessoa na rua: “O que é a 
igreja?” ou “O que é uma igreja?”, as respostas provavelmente seriam idênticas às definições encontradas em qualquer dicionário, isto é, uma seita ou denominação, ou um prédio dedicado ao culto cristão.

      Contudo, no Novo Testamento a palavra “
igreja” é a tradução da palavra grega ekklesia, que é composta da preposição ek, que significa “para fora”, e um verbo, kaleo, que significa “chamar ou convocar”. Esta palavra ekklesia foi usada por Estêvão na sua defesa, quando ele se refere a Israel como “a congregação [ekklesia] no deserto” (At 7:38), pois a nação tinha sido chamada para fora da terra do Egito. Lucas usa a mesma palavra para descrever uma multidão tumultuosa em Éfeso: “o ajuntamento [ekklesia] era confuso, e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado” (At 19:32), e também quando ele descreve o ajuntamento regular e legal em Éfeso, citando as palavras do escrivão da cidade: “e, se alguma coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [ekklesia]” (At 19:39).

         A palavra ekklesia nunca é usada ( das 109  vezes; aprox ) no Novo Testamento  para descrever um prédio ( E se pelo caso aparecer em algum texto a palavra “igreja” que parece se referir á um lugar com estrutura de pedras ou coisas semelhante, o problema está na mal tradução da palavra “igreja” na tal versão). É uma grande vitória dos poderes das trevas conseguir influenciar o próprio pensamento das pessoas para dirigir sua atenção a prédios, e não aos ajuntamentos dos salvos no Senhor Jesus Cristo. Um exame de certas expressões empregadas revelará como é ridículo tentar encaixar osignificado moderno da palavra “igreja”, como um prédio, ou um salão, no Novo Testamento:
• “Saudai a Priscila e Áquila, meus cooperadores em Jesus Cristo … Saudai também a igreja (prédio, ou salão)  que está em sua casa“ (Rm 16:3, 5).
• “E Saulo assolava a igreja (prédio, ou salão) , entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão” (At 8:3).
• “Assim, pois, as igrejas (prédios, ou salões) em toda a Judeia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas” (At 9:31).
• “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja (prédio, ou salão) em Jerusalém”
•   At 15:3 "Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja (prédio, ou salão) por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos."  Etc.

      Lendo o Novo Testamento, fica claro que há dois significados distintos para “igreja”, e que nenhum destes concorda com o uso moderno da palavra conforme as definições dadas nos dicionários. É importante observar que a palavra é usada num sentido geral, que abrange todos os salvos neste dia da graça; é frequentemente chamada “a Igreja universal”, “a Igreja mística”, ou “a Igreja desta dispensação”, mas precisamos lembrar que estes títulos não são usados no Novo Testamento. Cada verdadeiro salvo desde o começo da Igreja no Dia de Pentecostes até o arrebatamento dos salvos, quando o Senhor mesmo descerá aos ares para receber os Seus, é parte desta “igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1:22-23). O segundo aspecto da palavra “igreja” refere-se a um grupo de pessoas “chamadas para fora”, e que se reúnem regularmente numa localidade específica,ou não. Devemos notar que embora haja somente uma Igreja, há muitas “igrejas” (localizadas);Tais companhias localizadas são chamadas de:
• Igrejas de Deus — “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus” (I Co 11:16); isto fala da sua origem, são de Deus. A expressão “igreja de Deus” sempre se refere a uma igreja local.
• Igrejas de Cristo — “As igrejas de Cristo vos saúdam” (Rm 16:16); isto fala de posse, elas pertencem a Cristo.
• Igrejas dos santos — “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos” (I Co 14:33); isto nos lembra da sua composição, são compostas de pessoas santificadas, separadas para Deus. Também encontramos as seguintes expressões no Novo Testamento:
• Igrejas dos gentios — “Saudai a Priscila e Áquila … os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios” (Rm 16:3-4); embora a maioria das igrejas era composta de judeus e gentios, havia algumas igrejas compostas somente de gentios salvos.
• Igrejas da Galácia — “Paulo, apóstolo … às igrejas da Galácia” (Gl 1:1-2); Paulo não escreveu à igreja da Galácia*, mas às igrejas da Galácia, assim reconhecendo a autonomia de cada uma delas.
• Igrejas da Judeia — Paulo “não era conhecido de vista das igrejas
a Judeia” (Gl 1:21-22).
• As sete igrejas que estão na Ásia — “João, às sete igrejas que estão na Ásia” (Ap 1:4); note como estas expressões estão todas no plural: “igrejas da Judeia”, “igrejas na Ásia”, não “a igreja da Judeia”, etc. nem como hoje em dia, “a igreja da Inglaterra”.
Estes, então, são os únicos dois sentidos da palavra “igreja” nas Escrituras. É interessante notar como o Senhor Jesus fez menção indireta de ambos estes sentidos no relato dado no Evangelho de Mateus, onde lemos: “Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16:18). A pedra é a confissão de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16). A palavra “edificarei” também deve ser notada; mostra que o Senhor Jesus falou de algo ainda futuro. A Igreja no seu aspecto mais abrangente começou a “existir“ mais tarde, no Dia de Pentecostes se assim eu posso dizer.

🤔Igreja, são pessoas ou uma construção feita pelos homens?

Alguém diz: “igreja são as pessoas e também as paredes de algum edifício”...

[
🚫🤥 É MENTIRA DIZER QUE IGREJA ( εκκλησιας- Ekklesia ), É PAREDE TAMBÉM


VAMOS VER NO GREGO APALAVRA 🏠PAREDES: "τοίχους - toíchous".  Isto é  igual paredes. Isto  não  é  Igreja: "εκκλησιας- Ekklesia".

AGORA VAMOS VER NO ORIGINAL APALAVRA 🕍SINAGOGA: συναγωγή - synagogí. Isto  não  é  Igreja: "εκκλησιας- Ekklesia".

VAMOS VER NO ORIGINAL APALAVRA  🏤CASA DE TIJOLOS: "Τούβλο σπίτι - Toúvlo spíti". Isto também  não  é  Igreja: "εκκλησιας- Ekklesia".



📖ESTÁ  É  A VERDADE, A IGREJA NÃO  É  PAREDES OU COISAS SEMELHANTES,A IGREJA ( "εκκλησιας- Ekklesia") É: a palavra “igreja” é a tradução da palavra grega ekklesia, que é composta da preposição ek, que significa “para fora”, e um verbo, kaleo, que significa “chamar ou convocar”. Esta palavra ekklesia foi usada por Estêvão na sua defesa, quando ele se refere ao povo de Israel como “a congregação [ekklesia] no deserto” (At 7:38), pois a nação tinha sido chamada para fora da terra do Egito. Lucas usa a mesma palavra para descrever uma multidão (pessoas ) tumultuosa em Éfeso: “o ajuntamento [ekklesia] era confuso, e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado” (At 19:32), e também quando ele descreve o ajuntamento regular e legal em Éfeso, citando as palavras do escrivão da cidade: “e, se alguma coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [ekklesia]” (At 19:39).


Existe um dos muitos textos nas Escrituras que é distorcido na questão da palavra “igreja εκκλησιας- Ekklesia”.  Pois existem alguém pode dizer que este texto ou passagem esteja se referindo ao um prédio...

Vamos ler:

Mateus 18

15. "Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;
16. mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.
17. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja("εκκλησιας- Ekklesia")
; e, se também recusar ouvir ( paredes têm  ouvidos ❓👂🏻 ) a igreja (  "εκκλησιας- Ekklesia") , considera-o como gentio e publicano.
18. Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.
19. Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Pessoas /εκκλησιας- Ekklesia")....


QUANDO LEMOS  O TEXTO COMPLETO, NÓS VEMOS QUE ESTÁ SE REFERINDO À  PESSOAS ( A IGREJA "εκκλησιας- Ekklesia")
 E NÃO  PAREDES.

👇🏻

Matthew 18

15. "[] Εαν δε αμαρτηση εις σε ο αδελφος σου, υπαγε και ελεγξον αυτον μεταξυ σου και αυτου μονου· εαν σου ακουση, εκερδησας τον αδελφον σου·
16. εαν ομως δεν ακουση, παραλαβε μετα σου ετι ενα η δυο, δια να βεβαιωθη πας λογος επι στοματος δυο μαρτυρων η τριων.
17. Και εαν παρακουση αυτων, ειπε τουτο προς την εκκλησια· αλλ' εαν και της εκκλησιας παρακουση, ας ειναι εις σε ως ο εθνικος και ο τελωνης.
18. Αληθως σας λεγω, Οσα εαν δεσητε επι της γης, θελουσιν εισθαι δεδεμενα εν τω ουρανω, και οσα εαν λυσητε επι της γης, θελουσιν εισθαι λελυμενα εν τω ουρανω.
19. Παλιν σας λεγω οτι εαν δυο απο σας συμφωνησωσιν επι της γης περι παντος πραγματος, περι του οποιου ηθελον καμει αιτησιν, θελει γεινει εις αυτους παρα του Πατρος μου του εν ουρανοις.
20. Διοτι οπου ειναι δυο η τρεις συνηγμενοι εις το ονομα μου, εκει ειμαι εγω εν τω μεσω αυτων."

Mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós... Hebreus 3:6 (a)

▪Com a "conversão" do imperador Constantino em 312 d.C. a Igreja deixou de ser perseguida pelo Império Romano e passou a receber incentivos financeiros para as construções de lugares onde os cristãos pudessem se reunir e cultuar a Deus.

▪A partir de então, tornou-se comum chamar estas edificações de igrejas.

▪Em todo o Novo Testamento, nunca a palavra "igreja" se refere a uma construção feita pelos homens,como já expos acima, mas sim a um grupo de pessoas, portanto, a Igreja de Deus é formada por cristãos e não tijolos.

▪Há porém aqueles que vão um pouco além ao chamarem estas edificações de "templo". No Novo Testamento há o registro da construção que foi feita pelos homens com a aprovação de Deus e que pôde ser chamada de "Templo", e esta foi o Templo de Salomão. Primeiro templo de Israel foi construído pelo seu rei Salomão no cume do monte Moriá (2 Crônicas 3:1), tradicionalmente conhecido como o monte onde Abraão havia oferecido e quase sacrificado seu filho Isaque como oferta ao Senhor (Gênesis 22:2). Foi solenemente inaugurado por Salomão em aproximadamente 950 AC (1 Reis 7 e 8), mas destruído completamente até os alicerces em 586 AC por Nebuzaradã, chefe da guarda e servidor do rei Nabucodonozor da Babilônia (2 Reis 25:8-17, 2 Crônicas 36:15-19).
O segundo templo foi construído por Zerubabel, descendente de Davi e neto piedoso do ímpio rei Jeconias (ou Joaquim) de Judá. As obras foram iniciadas em 525 AC por ordem de Ciro, rei da Pérsia (Esdras 1:2-4), sobre o local onde fora construído o templo de Salomão (Esdras 2:68), ficando o edifício pronto em 516 AC, quando foi consagrado ao Senhor (Esdras 6:15). No decorrer do tempo ele foi dilapidado pela ação dos inimigos e parcialmente arruinado por falta de manutenção.
Quase exatamente cinco séculos depois, o rei fantoche Herodes, um edumeu nomeado pelos romanos, ofereceu-se para “restaurar” o templo a fim de agradar o povo. Sendo aceita a sua oferta, ele iniciou as obras de restauração em 18 AC desenvolvendo um projeto altamente pretensioso e dispendioso, em uma escala muito maior do que o templo original. O edifício principal foi terminado em dez anos, mas Herodes e seus sucessores ampliaram muito a área circundante com aterros, muros de pedra e edificações, e a restauração só foi considerada como concluída 83 anos mais tarde, Este foi o templo existente quando o Senhor Jesus esteve na terra, muito admirado pelos discípulos (Marcos 13:1, Lucas 21:5). A qual foi destruído aproximadamente em 70 d.C. 


Na Nova Aliança a Igreja (cristãos) é o Templo de Deus.


  QUANDO NÃO É ENTENDIDA A PALAVRA IGREJA, OLHE O QUE ACONTECE, VEJA ABAIXO A FOTO: 👇


Chavões (  "frases" ) que muitos  usam ( talvez por não conhecer o significado da palavra "igreja") , e NÃO  tem nada  haver com As Escrituras📖:

1
 "Irmão  você  desvio da igreja ?" 

2
 "Vai pra igreja  hoje irmão? " 

3
 "O irmão  não  é  mas da igreja X (Exemplo: manancial de água viva não)"

4
 "Porque  o irmão  não  vai mas na minha  igreja ?"

5
 O pregador  diz: " irmãos a igreja  não  é  estas quatro  paredes  não, a igreja  somos nós..." Mas no final da pregação  o mesmo pregador diz: " Irmãos vocês  estão  convidados  para vir na próxima  semana  na igreja aqui  está  de portas  abertas  esperando  vocês". 
_
6
  "Na minha  igreja  hoje  foi uma bênção, e na sua ?" 

7
 "Qual o nome  da tua igreja irmão?" 

8
 "Vamos  lá  para minha  igreja  hoje  irmão? "

9
 "Na minha  igreja  o pastor  me liberou a fazer  isto... na sua ainda não  liberou? " 

10 "Eu não vou pra igreja  hoje, você vai? "


 ETC


ESTE FOI SÓ 10 ENTRE  MUITOS QUE  EXISTEM!



                     EXISTE “CRISTÃO SEM IGREJA"?

             A ideia de um "cristão sem igreja" ou "desigrejado"   ou “ingrejados” é absurda e não tem fundamento nas Escrituras. Atos 2:47 diz que "todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar". Se o próprio Senhor acrescentava à Igreja todos os dias os que "haviam de se salvar" ou, como diz em outra tradução, "os que iam sendo salvos", como pode existir um salvo "sem igreja"? A igreja é o corpo de Cristo, ao qual cada salvo é adicionado como membro, e desse corpo ele jamais será subtraído, e nem conseguirá se desligar por si próprio, pois esse corpo é controlado pela cabeça, que é Cristo.
Resumindo: é impossível a qualquer ser humano se tornar membro da igreja por decisão sua (é o Senhor Jesus Cristo que os coloca no seu próprio corpo, ou Ele mesmo tira quando assim houver pecado, e não haver arrependimento), e é impossível também que ele se desligue ou seja desligado da igreja que é o corpo de Cristo (seguindo a mesma condição de cima). E quando cristãos estão congregados sobre o fundamento bíblico do "um só corpo" não estão considerando "seu grupo" a igreja, mas apenas o testemunho ou expressão local desta.
1 Co 10:16 "Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão". Ef 1:22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. Cl 1:24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;”
A grande confusão é que a maioria dos cristãos considera "igreja" como uma organização ou o conjunto de organizações religiosas existentes no mundo. E aí alguns saem proclamando dizendo que aquele Cristão é "sem igreja" ou "desigrejados" que é totalmente errado esta noção de alguns que afirmam isto, e alguém só pode a firmar isto, se não conhecer o significado da palavra IGREJA.


10 Motivos  para não existir este termo "desigrejado":

1 Porque  não  existe  esta  noção Nas Escrituras📖;

2 Porque  foi criado por pessoas com uma noção  perjurativa,por não  conhecer ou não  querer  aceitar o verdadeiro  significado da palavra  igreja ;

3 Porque  se uma pessoa for  um "desigrejado" ( desconsiderando  o verdadeiro  significado  da palavra  igreja) ,então  os outros  são  uns "ingrejados", pois tanto  um como outro,não  tem nada haver com as Escrituras📖;

4Porque  se uma pessoa é "desigrejado" , então  qual a nomenclatura  (nome) que vamos  dar para o Senhor  Jesus Cristo e seus Apóstolos com os primeiros cristãos de At 2.40-47?; 

5 ser um "desigrejado" é  não  fazer parte ou seguir uma certa denominação religiosa com suas tradições anti_bíblica,e é seguir o que  diz as Escrituras📖 e ao Senhor Jesus Cristo unicamente, é isto?, isto é ser "desigrejado"?

6 Porque a palavra  igreja de acordo  com as Escrituras📖,não  significa o que  os "pastores" na sua maioria dizem;

7 Porque  se uma pessoa   diz as pessoas  que  não  sabe ou não  quer aceitar  o verdadeiro  significado  da palavra igreja, por isto que tem este termo;

8 Porque devemos seguir SÓ  Ao Senhor  Jesus Cristo e a Escrituras📖;

9 Porque  A   igreja (povo)   do Senhor Jesus Cristo,a qual é  o corpo d'Ele (Ef 1.22,23 etc);

10  Porque nenhuma pessoa  do Planeta Terra, ou de qualquer  lugar, poderá  provar dentro  das Escrituras📖 que  uma pessoa É um "desigrejado".

 Nota:  Você  sabe  o que  significa  a palavra  igreja  de acordo  com as Escrituras 📖?
(Questões feitas a quem diz, o termo “desigrejados”).

Veja o estudo: https://irmaodanielduarte-estudos.blogspot.com/2019/03/o-certo-nao-e-desigrejados-e.html

                                                 DECEPÇÕES?
              Pode esperar que essa decepção com a cristandade institucional só levará a mais erros, pois a discussão toda perde de vista o ponto principal. O que está errado não é só a maneira como os cristãos estão congregados ou organizados quando estes estão contra as Escrituras, mas o fundamento de tudo isso. A grande maioria dos livros e movimentos conclamando as pessoas a saírem de suas denominações (ALGO que não recomendo: Alguém pergunta: “eu devo sair da denominação religiosa?”  Não. O que você deve sair é do que ela ensina, isto é, quando este ensino estiver acima das Escrituras, ou contra as Escrituras. Você e eu nós todos, devemos procurar obedecer o que nos ensina as Escrituras Sagradas, pois se esta sua denominação procura obedecer o que DIZ  as Escrituras,esta tal não terá nenhum problema. Agora se uma denominação ensina coisas que vão ou está contra as Escrituras, e pregam tradições e diz que as Escrituras diz, e ela não diz, então é disto que você eu nós devemos sair, e seguir o que DIZ as Escrituras que é pra ser o nosso manual de fé e conduta ) e buscarem alternativas no modo de congregar-se simplesmente se propõem a buscar uma melhoria do sistema, e não abandonar de vez os fundamentos do mesmo sistema ( quando este se opõe as Escrituras ) , e tampouco voltar aos fundamentos da Palavra, em especial à Pedra fundamental.

          Um texto muito bom para ler é Hebreus 13. Havia todo um sistema de coisas do judaísmo às quais os cristãos-hebreus teimavam permanecer apegados. Mas o Espírito Santo diz simplesmente que Cristo não estava nesse sistema de coisas, por mais pessoas piedosas e verdades que ele pudesse incluir. Jesus tinha sido excluído dali e estava agora "fora do arraial" (o sistema organizado judaico). Hb 13:13 ordena: "Saiamos, pois, a ELE fora do arraial, levando o seu vitupério".
A questão não está em reformar o arraial, e também não se limita a sair do arraial. O ponto focal da mensagem de Hebreus está na expressão "a ELE". Trata-se de sair a Cristo Jesus. Não se trata nem de reformar, e nem de apenas sair, mas de sair a Cristo Jesus, de ter a Ele como o centro como era no princípio, quando dois ou três estavam congregados em Seu nome, para Ele, e reconhecendo a Ele somente como centro das atenções. NOTA: O Sistema religioso tem prendido muitas pessoas. ISTO É REALIDADE,muitas pessoas seguem tradições humanas que contrariam a vontade do Altíssimo do Criador
No entanto,o problema de muitos hoje é achar que sair do sistema religioso tem que sair também das Escrituras a ponto de formar a opiniões diversas e pensamentos particulares e muitos acabam saindo das Escrituras... Exemplo disto.... Muitos dizem, eu "saí" do sistema religioso,mas ao mesmo tempo, aderi ao um sistema egocêntrico, a qual muitos neste sistema nega a inspiração divina da Bíblia ( eles não creem que a Bíblia é A Palavra de Deus ),pois alegando que a Bíblia está cheia de erros,contradições e adulterações e por fim dizem que a Bíblia não é confiável (qual a diferença destes apóstatas em relação ao ateus? E, ainda chegam a dizer alguns...que se não pronunciar o nome de Jesus no original não está correto,e por isto não será salvo que não saber tudo isto é aí que entra, que a cada dia aparece novas doutrinas novos pensamentos e não é de se admirar ,acabam de surgir um segmento conhecido denominado por mim como "israeliszismos", Eu criei esse neologismo para inlucidar a este movimento que apregoa que certas passagem da Bíblia é aplicável só para Israel e ponto final, e eles chegam ao extremo, e com essas conotações distorcem o sentido para aplicar ao sentido restrito localizado e limitado,a condições destes grupos e destes pensamentos que é colocado por muitas pessoas. E, tem crescido este movimento dos
"israeliszismos",... , e por sua vez, o resto é engano! Muitos usam isto tudo depois de passar um problema na denominação a qual eles passaram,e para não ficar indiferente,só eles são certos,os outros estão todos perdidos. Isto não passa de A.P.O.S.T.A.S.I.A.


     No monte da transfiguração os discípulos ainda tinham sua atenção dividida entre Jesus, Moisés e Elias, tanto é que se propõem a construir três tendas, uma para cada um deles. Eles colocam Jesus no mesmo plano daqueles homens e Deus precisa intervir para tirar de vez o foco deles de outros e concentrá-lo em Jesus. Mc 9:7-8 "E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. E, tendo olhado ao redor, ninguém mais viram, senão Jesus com eles". Não se trata de "sair da igreja" porque isso que existe por aí não é igreja. Igreja foi, é, e continuará sendo o Corpo de Cristo, o conjunto indivisível de TODOS os salvos por Cristo Jesus. E a expressão local e visível dessa igreja (é um equívoco pensar numa "igreja invisível", mesmo porque os salvos são perfeitamente visíveis neste mundo) são dois ou três reunidos em nome de Jesus, nos moldes e sobre o fundamento que Ele determinou em Mateus 18. Qualquer leitor atento verá que o texto ali não está tratando de dois ou três cristãos batendo papo durante o cafezinho, mas de algo solene que até mesmo envolve a ação de ligar e desligar, ou seja, inclui responsabilidades, governo e juízo.

                Resumindo, existe hoje um sistema, que se denomina "igreja" e não é, e existe também um movimento de repúdio a essa "igreja" visando reformar tudo isso para criar algo alternativo e melhor que também não será "igreja". Eu estou fora de um e de outro, porque nada disso é o que encontro em Hebreus: sair a Jesus. Qualquer denominacional protestante se sente ofendido quando dizemos que sua igreja não é a igreja da Bíblia, como também fica ofendido o católico se negarmos à igreja católica o status de "igreja". O que não percebem é que, ainda que seus respectivos sistemas e organizações não sejam a igreja e nem a representem na originalidade no que diz as Escrituras, eles próprios, os indivíduos que crerem, são membros do corpo de Cristo. Negar às organizações o status de “ igreja” não é negar aos seus membros o status de membros do corpo de Cristo. Se todas as organizações humanas chamadas "igrejas" desaparecessem neste exato momento, a Igreja continuaria existindo de forma visível no conjunto de membros do corpo de Cristo e onde dois ou três estivessem congregados em nome de (e para) Jesus. De um lado temos homens historicamente organizados, e de outro temos homens tentando se reorganizar. Mas a pergunta é: Onde está Jesus para eu sair a ele? Jo 7:37 "Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva."

VAMOS DAR UMA EXAMINADA EM ALGUMAS PARTE DAS ESCRITURAS SOBRE O SUPOSTO equivoco NAS TRADUÇÕE  NA HORA DE TRADUZIR O termo “igreja”:

(1Coríntios 14.23. Se, pois, a igreja  _-ekklesia-
 se reunir num mesmo lugar,_... 26. Que fazer, pois, irmãos? Quando vos ajuntais ,..

1 Coríntios 11.17. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, (...)18. Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na [o] igreja   ( Lugar ) [ note que está palavra igreja não foi bem colocar neste contexto entre alguns, confira:1Co 11:18 "Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio." ACF2007

1Co 11:18 "Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na congregação, há entre vós dissensões; e em parte o creio." ARCA (Vejam como mudou nesta versão, ficou mais perto do original na palavra igreja, e com isto contextualizado) 

1Co 11:18 Porque, antes de tudo, ouço que quando vos ajuntais na igreja há entre vós dissensões; e em parte o creio. ARM1967

1Co 11:18 "Porque, em primeiro lugar, eu ouço que, quando vos ajuntais, há divisões entre vós; e em parte eu acredito. "Biblia Livre (Esta já foi mais pontual , em que sentido? No "ajuntais" , pois veja o significado da palavra igreja...) 

1Co 11:18 "Antes de tudo, ouço dizer que, quando estão reunidos em assembléia, há divisões entre vocês. E, em parte, eu acredito nisso. " Bíblia"Católica sem os Apócrifos

1Co 11:18 "Porque, em verdade, antes de tudo, quando vos ajuntando na assembleia 
 , ouço relato de divisões entre vós haver  . E eu, em parte, o creio." LTT-ComNotas

1Co 11:18 "Para começar, me contaram que nessas reuniões há grupos de pessoas que estão brigando, e eu creio que em parte isso é verdade." NTLH(Br)

1Co 11:18" Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja (isto é, a igreja [o povo] reunido), há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio." NVI(Br)

1Co 11:18 "Todo mundo está sempre me contando da discussão que se dá durante essas reuniões, e das divisões que surgem entre vocês, e eu posso realmente quase acreditar. VIVA


A palavra  igreja que do grego -  "εκκλησιας- Ekklesia"  é  mal traduzida em algumas versões.
Este pode ser um dos exemplos:
 Atos 11

26. e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja (errado) e instruíram muita gente; 👈🏼 ( aqui já  diz que eram pessoas,  ) e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.
 JFA
 Atos 11

26. Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com a gente daquela igreja ( o mais certo  deveria ser : "reuniram durante um ano com aquelas pessoas, isto seria a tradução da palavra "εκκλησιας- Ekklesia")
  e ensinaram muitas pessoas. 👈🏼( olhem aí  como agora está. ..)  Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos.
 NTLH
 Atos 11

26. Quando o encontrou, levou o amigo para Antioquia. Assim, Barnabé e Paulo ficaram lá um ano inteiro, reunindo-se com a igreja "εκκλησιας- Ekklesia" ( É  este está  mais parecido ) ensinando um grande número de novos convertidos. Foi ali em Antioquia que os discípulos foram chamados de “cristãos” pela primeira vez.
 VV

O termo  do original grego _Ekklesia_  pode ser traduzido das seguintes formas: _Congregação_ , _ajuntamento,reunião, igreja, agrupamento_ , _assembléia_ ...E *NUNCA* SE REFERE A UMA CONSTRUÇÃO DE ALVENARIA OU COISA DO TIPO.


O POBLEMA É QUE MUITOS PENSAM QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA ORIGINANAME NA LÍNGUA PORTUGUESA...


Quando alguém vai trata-se dos originais para uma língua tem que fazer uma adaptação ao contexto da língua e muitas vezes os Escritores e tradutores não se preocuparam em traduzir a palavra eklesia em seu contexto apropriado do significado originárioda termologia da Palavra...

É isso que causa confusão na mente de muitos anos de ovos e infelizmente foi introduzido essa tradição de chamar um prédio de "igreja"...


1 Coríntios  4:17 (JFA)  "Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja."

Está correta essa tradução? essa versão? O que podemos perguntar sobre o que é a igreja aí ?? nós vamos para ter que ir ao original, o que podemos colocar no lugar da palavra "igreja" para corresponder ao significado original dentro do seu contexto geral?

VAMOS VER MAIS VERSÕES...
👇🏼😊

1 Coríntios 4:17 (LTT)  "Por esta causa vos enviei Timóteo (que é meu filho amado, e fiel em o Senhor (Jesus)), o qual vos lembrará os meus caminhos, aqueles caminhos (que estão) em o Cristo, de acordo como, por toda a parte, em cada *assembleia* (tijolos?) , ensino."

Veja que está versão o tradutor considerou bem próximo do original....

Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

1 Coríntios 4:17 (VERSÃO NVI)


Aqui está versão usou o pluralismo... mais não ficou como a outra versão...


"δια τουτο επεμψα υμιν τιμοθεον ος εστιν τεκνον μου αγαπητον και πιστον εν κυριω ος υμας αναμνησει τας οδους μου τας εν χριστω καθως πανταχου εν παση *εκκλησια* διδασκω"

1 Coríntios 4:17 (Bíblia na versão grega)


Se nós formos analisar presta atenção, que no original grego aparece o termo Ekklesia, quando o tradutor vai traduzir para língua portuguesa, ele deve prestar atenção como deve encaixar Qual palavra deve colocar no texto para poder corresponder o contexto, muitos não presta atenção e acabam criando confusão na mente de muitos .


"Por isso mesmo vos enviei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Adon; o qual vos lembrará os meus caminhos no Ungido, como por toda parte eu ensino em cada congregação (tijolos). "(Versão: Bíblia Hebraica)

Veja está versão que fez até bem coloca aqui...

Portanto:

1 Coríntios  4:17 (JFA)  "Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada ~igreja~  congregação , ."


1 Coríntios  4:17 (JFA)  Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada ~igreja~  ajuntamento".


1 Coríntios  4:17 (JFA)  Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada ~igreja~ assembléia .


Etc...

Alguém cita Tiago pra dizer que A Bíblia está dizendo que “igreja” aqui em Tiago, é paredes (alguém já citou pra mim isto ) :

😲😱😨🤦🏻‍🙄👆🏼

Isto é  o cúmulo da distorção para TENTAR sustentar uma tradição religiosa.


Olhem bem caro irmão e amigo leitor , parece - me que  muitas pessoas pensam que A Bíblia foi escrita originalmente o "NOVO TESTAMENTO ",eles pensam (parece-me ) foi escrito no Português. Aí   cita neste mesmo  pensamento está  parte da Bíblia:

👇🏻👉🏼📖👇🏻

Tiago 5

14." Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor;"

"Os anciãos  (presbíteros) da igreja"...

Aí  aqui 👆🏼 muitos podem  entender na tradição religiosa que quando  aparece está palavra ela só  aparece na língua Portuguesa...
Bem, se ela apare-se só  na  língua portuguesa, aí  sim, eles podia distorcer está palavra  da maneira que eles quisessem. No entanto, ela também  aparece na língua  original que foi escrito  o "NOVO TESTAMENTO".


14." Está doente algum de vós? Chame os anciãos da *Ekklesia [ forma trasliterada do grego para o português ], e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor;"

James 5

14. "Ασθενει τις μεταξυ σας; ας προσκαλεση τους πρεσβυτερους της εκκλησιας, και ας προσευχηθωσιν επ' αυτον, αλειψαντες αυτον με ελαιον εν τω ονοματι του Κυριου."

*Portanto agora veja o significado  da palavra εκκλησιας  - Ekklesia:
Novo Testamento a palavra “igreja” é a tradução da palavra grega ekklesia, que é
composta da preposição ek, que significa “para fora”, e um verbo, kaleo, que significa “chamar ou convocar”. Esta palavra ekklesia foi usada por Estêvão na sua defesa, quando ele se refere a Israel como
“a congregação [ekklesia] no deserto” (At 7:38), pois a nação tinha sido chamada para fora da terra do Egito. Lucas usa a mesma palavra para descrever uma multidão tumultuosa em Éfeso: “o ajuntamento [ekklesia] era confuso, e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado” (At 19:32), e também quando ele descreve o ajuntamento regular e legal em Éfeso, citando as palavras do escrivão da
cidade: “e, se alguma coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [ekklesia]” (At 19:39).



Portanto, "os  da presbíteros  (anciãos ) igreja aí  em Tiago, era o mesmo  destes:
1 Pedro 5

1. Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; 3. nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória."

Pois  bem, o presbíteros  (anciãos ) CITADO em Tiago é do povo (pessoas ) e não  paredes de alvenaria ou coisas semelhantes!

Está  é  a verdade das Escrituras Sagradas, o resto  é MENTIRAS,E TRADIÇÕES RELIGIOSAS!

 NOTA: Quando nós pegamos uma tradução da Bíblia,temos que analisar o texto  o contexto e as línguas quais foram escritas, em algumas palavras, para saber o real SIGNIFICADO da Palavra,para nós  não  incorrer no erro de está defendendo uma coisa que não  tem nada haver com As Escrituras!

O problema é que tem que haver uma conexão quando é traduzida ou transliterada uma palavra do original, esta conexão tem que ter tanto no significado da palavra como no contexto da própria Escritura, se não vira confusão.  ]   ... entre vós dissensões; e em parte o creio."]  👇🏿 20. De sorte que, quando vos ajuntais num 👉🏿lugar ;"    Romanos 16.5. Saudai também a igreja -ekklesia- que está em sua casa ..." [ o povo que se ,ou,reuniam na] )


Muitos atribuem esta parte da Escritura, para dizer que um salão,um prédio é a casa de Deus, porém observe:

 

1Tm 3:15 “1Tm 3:14 Escrevo-te estas coisas (QUE COISAS?) , esperando ir ver-te bem depressa;
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” ACF2007
1Tm 3:15 “mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a congregação do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.“ ARCA
1Tm 3:15 “para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.” ARM1967
1Tm 3:15 “Mas seu eu demorar, para que saibais como se deve andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e alicerce da verdade.” Biblia Livre
1Tm 3:15 “Se eu me atrasar, você saberá como proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. " Bíblia"Católica sem os Apócrifos
1Tm 3:15 “para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.” JFA-RA(Br)
1Tm 3:15 “mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” JFA-RC(Br)
1Tm 3:15 “Mas se tardar, pera que saibas como convém andar em a casa de Deus, que he a Igreja do Deus vivo, a colunna e firmeza da verdade.” JFA1819
1Tm 3:15 “Caso, porém, eu tarde,que tu tenhas sabido como te é necessário na casa- família de Deus proceder (a qual é uma assembleia de o Deus o Qual está vivendo).” LTT-Com Notas 1Tm 3:15 “Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a 
Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade.” NTLH(Br)
1Tm 3:15 “mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a 
igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” NVI
1Tm 3:15 “εαν δε βραδυνω ινα ειδης πως δει εν οικω θεου αναστρεφεσθαι ητις εστιν εκκλησια θεου
ζωντος στυλος και εδραιωμα της αληθειας” “Bíblia grega”TR’.,
Conclusão da passagem a cima: parafraseando contextualizada com o Restante de Todas as Escrituras, inclusive o Novo Testamento falando em relação da “igreja” – termologicamente e 
etimologicamente:

1Tm 3:15 1Tm 3:14 “Estou escrevendo-lhe estas coisas agora, mesmo esperando vê-lo em breve,a fim de que, se eu não for até ai durante algum tempo, você saiba que espécie de homens deverá ver como oficiais para a igreja (o povo,comunidade,) do Deus vivente, a qual encerra e sustenta bem alto 
a verdade divina”. VIVA(Br)
Então a noção deste texto é outra, e não se refere a um prédio (salão)!

Hb 3.6 "mas Cristo, como filho, sobre a sua própria casa, cuja casa somos nós, se tão-somente retivermos firme a confiança  e a glória  da esperança até ao fim."

*CASA DE DEUS?* 


Sim, no Antigo Testamento a expressão "casa de Deus" referia-se ao Templo em Jerusalém. O templo era, ao mesmo tempo, um marco da presença de Deus entre o Seu povo (como foi o tabernáculo no deserto) e um lugar de adoração onde o povo de Deus podia entrar respeitando certos limites.

No Novo Testamento temos uma amplitude maior do que significa a casa de Deus. Primeiro, o Templo de Jerusalém já não existe como casa de Deus. O lugar de habitação de Deus é agora identificado de três formas diferentes: como o próprio corpo do crente, ou uma igreja numa localidade (pessoas que se reúne) , e a Igreja como um todo. 

A casa de Deus também aparece como templo de Deus e os verdadeiros crentes em Cristo como pedras dessa construção que é edificada por Deus. Em nenhuma circunstância na atual ordem de coisas a Bíblia identifica a casa de Deus como um *edifício físico*🏠 como era o templo de Jerusalém.

Creio que o aspecto mais importante que temos hoje da casa de Deus (e a razão de sua dúvida) é o revelado em 1 Timóteo 3:15: "...para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade".

Aqui a casa de Deus é identificada também como a igreja do Deus vivo em seu aspecto temporal e visível, e não em seu aspecto perfeito e eterno. Não se trata da igreja sem mancha e sem mácula que Cristo veio preparar (e efetivamente preparou por Sua obra), mas do aspecto comportamental e governamental dessa mesma igreja. Um pouco antes, em 1 Tm 3:4-5 vemos uma relação daqueles que cuidam da casa de Deus com pessoas que cuidam da própria casa, o que mostra o aspecto material e temporal do que é mostrado aqui. É responsabilidade dos cristãos manterem essa casa limpa de todo mal. Não se trata, porém, de limpar o pecado das pessoas, mas de evitar a contaminação da comunhão na casa de Deus, *a esfera* em que nós cristãos atuamos nas coisas de Deus, o que pode ser visto também como a igreja-assembleia-cumunidade.

Em 2 Tm 2 essa mesma casa de Deus é vista como uma "grande casa", na qual se introduziram todo tipo de vasos e materiais. À semelhança do templo de Jerusalém, onde era possível (apesar de não permitido) entrarem coisas impuras, na casa de Deus, que é o aspecto exterior da igreja de Deus, é possível também termos impurezas. Daí a necessidade de governo, julgamento e disciplina na igreja.

Nos evangelhos (um tempo ainda dentro da dispensação da lei e do judaísmo) o Senhor Jesus chamou o templo de "casa de Deus" (Mt 12:4) e rechaçou os mercadores da casa de Deus, que ele chamou de "casa de meu Pai". Em Mt 11 ele expulsou os vendedores do templo e disse que a casa de Deus devia ser chamada de casa de oração. O fato de estarem usando a casa de Deus como lugar de comércio mostra como era possível o mal entrar nela e, ainda assim, continuar sendo a casa de Deus.

Quando lemos 1 Co 5 vemos os procedimentos que tomam lugar na casa de Deus, agora no sentido da igreja naquela localidade. Uma pessoa que esteja em pecado deve ser julgada pela _assembléia local_ e colocada fora da comunhão conhecido como à mesa do Senhor. Trata-se de uma disciplina exercida com a autoridade que o Senhor deu à  igreja  (o que ligarem na terra será ligado no céu). Não se trata de tirar de alguém sua salvação, mas simplesmente de limpar a casa de Deus do mal.

Conclusão: Na Realidade os cristãos verdadeiro ( os salvos ) devem, evidentemente, se reunir ao nome (em nome) do Senhor Jesus (Mt. 18:20), para orarem, celebrarem a Ceia do Senhor lembrando a Sua morte, aprenderem As Escrituras e terem comunhão uns com os outros (At. 2:42). Isso pode ser feito numa casa, ou num edifício ou salão destinado ou não exclusivamente para este fim. É importante entender que o edifício onde tal reunião ocorre nada é. Não tem o mesmo caráter do tabernáculo no deserto, do templo de Salomão ou das sinagogas dos judeus. Estamos numa nova aliança e nada temos a ver com o Antigo Testamento na sua forma de adorar!




👉ATENÇÃO!!

👇
ESTE ESTUDO (REFLEXÃO) É PERMITIDO IMPRIMIR E COMPARTILHAR, QUE SEJA GRATUITAMENTE!

PARA MAIS INFORMAÇÕES: 

📚Blog de Estudos e reflexões:




🎥 Acesse o nosso canal no YouTube:

www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T"; FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL.

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T";  FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL. Como mostramos no c...