terça-feira, 10 de setembro de 2019

Será possível o ser humano roubar a Deus?


         
❎ SE EU NÃO DER O DÍZIMO SOU AMALDIÇOADO?❓
📛 SE EU NÃO DER O DÍZIMO TÔ ROUBANDO A DEUS?❓
➡️ Saibam agora a Verdade, que muitos não falam!!!👉🏼📖
👇🏼
Há um grande "misticismo financeiro" em volta do livro de Malaquias. Vejo interpretações "equivocadas" e, na maioria das vezes, "tendenciosas" quanto a este texto. Quando Deus disse: “Todavia vós Me roubais... nos dízimos e nas ofertas alçadas.” (Malaquias 3: 8 )
- Para quem são estas palavras???
- Serão para mim? Serão para você?
-👉🏼 #Resposta: Claro que NÃO.
Primeiramente, eu gostaria de iniciar dentro do contexto, citando o verso 1 do capítulo 1 de Malaquias. Acompanhe em sua Bíblia.
Sublinhe palavras chave, como: povo, Judeu, lei, sacerdote e Israel, ok.
------------------------------
"Peso da palavra do Senhor contra ( ISRAEL ), por intermédio de Malaquias."
(Malaquias 1: 1)
------------------------------
Somente neste pequeno versículo, mas de extrema importância e relevância dentro do contexto do livro, conseguimos ver para qual NAÇÃO ou POVO, Deus está se referindo. O Senhor está dedicando esta mensagem para o povo "ISRAELITA" (JUDEUS).
Pergunto: Por acaso, você é israelita? Ah! Ok.
Um dos grandes erros hoje, se dá devido à mistura feita, ou seja, pegam coisas que são de Israel, dos judeus, e trazem para aplicá-las para nós (Igreja).
Vamos ver mais um texto de Malaquias:
------------------------------
"O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? , pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, - SACERDOTES -. São vocês [sacerdotes] que desprezam o meu nome! " Mas vocês [sacerdotes] perguntam: De que maneira [nós sacerdotes] temos desprezado o teu nome?"
(Malaquias 1: 6)
------------------------------
Note a clareza do texto. A mensagem de Deus é declarada abertamente ao povo JUDEU, principalmente aos SACERDOTES JUDEUS.
Confira (Malaquias 1: 12-14) e veja que o Senhor esta dizendo que os judeus, dentro do contexto do povo da nação de Israel, que estavam trazendo animais defeituosos, roubados e doentes para oferecer. Os sacerdotes viam isso e não diziam nada para o povo. Isso é para a igreja de hoje também? Você leva animais para serem sacrificados, queimados no altar? Com certeza, não!
Vamos para o capítulo 2 de Malaquias que já inicia assim:
------------------------------
"Agora, ó SACERDOTES, este mandamento É PARA VÓS."
(Malaquias 2: 1)
------------------------------
Acredito que este versículo é autoexplicativo.
Continuando no contexto dos textos...
------------------------------
"Mas vocês (sacerdotes judeus) se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; VOCÊS (sacerdotes israelitas) QUEBRARAM A ALIANÇA DE LEVI, diz o Senhor dos Exércitos."
(Malaquias 2: 8 )
------------------------------
Neste trecho está mais evidente ainda, que a aliança com Levi, em que os levitas recebiam "dízimo", EM ALIMENTO, e não em dinheiro, (( FOI QUEBRADA )).
------------------------------
"Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês [sacerdotes levíticos] não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a LEI. Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que QUEBRAMOS A ALIANÇA dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros? "
(Malaquias 2: 9, 10)
------------------------------
• Os sacerdotes levíticos ensinavam o que? A "LEI"!
• Para quem a Lei é ensinada? Para a Igreja? Não!
• Apenas para os JUDEUS! Esta aliança é dos judeus, logo, quem quebrou esta aliança? A Igreja? Não!
• Esta aliança não é da igreja e sim do povo judeu (Nação de Israel).
Continuando, vamos iniciar o FAMOSO e tão esperado "Capítulo 3" de Malaquias.
-----------------------------
"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas."
(Malaquias 3: 8 )
❌✔
👇🏼
Será possível o ser humano roubar a Deus? ⁉️
Aí você me responde não!
Então como entender Malaquias capítulo 3 e o Versículo 8?
Vamos ler: 
Malaquias:3.8
"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas."
Bem antes de responder essa pergunta que é feita no início temos que fazer algumas considerações a respeito a entender, a Bíblia tem algumas circunstâncias:
Primeiro é arte da interpretação de texto O que é,  a hermenêutica.
E o que é que se estuda na cinemática são vários assuntos e uma delas é aplicada aqui nesse texto de Malaquias logo na pergunta " Roubará o homem a Deus?" .
Qual é a linguagem usada aqui?  A comparação o coisas dentro da hermenêutica  que fazem o mesmo gênero deste:
O que é comparação? "Comparação reúne dois elementos por meio de um termo de comparação (conjunção ou locução conjuntiva), pondo em evidência uma ou mais características que se julga haver entre eles. Três elementos são necessários para ver uma comparação: o comparado, um termo de comparação e o comparante." Fonte:  Livro de Curso de Teologia da editora Rideel da Faculdade Teológica Betesda, páginas 699 à 706.
 Agora depois de fazer essas declarações sobre a questão da pergunta de Malaquias se é possível o homem ser humano roubar a Deus vamos para a Bíblia ver essa termologia essa questão esse termo a pergunta de Malaquias capítulo 3 versículo 8.
Na Bíblia existir várias linguagens e o que foi o literal não pode ser levado como simbólica e o que é simbólico não pode levar como literal, se não a uma grande mistura e gera grandes problemas.
Portanto antes de responder a pergunta de Malaquias a qual estamos abordando agora, deve ser respondida  primeira outras perguntas do mesmo teor do mesmo gênero do mesmo jeito desta.
Abra a sua Bíblia nessas passagens e compare com Malaquias a linguagem dessas passagens:
1⃣ 🎯📖  1 Coríntios:10.22 "Ou irritaremos o Senhor? 👉🏼Somos nós mais fortes do que ele?"
👉🏼Qual seria a Resposta aqui?
👇🏼
A resposta é não, Isto é, nós não samos mais fortes que o Senhor.
Agora nessa outras perguntas você é que vai ter que responder coloque sim ou não.
2⃣🎯📖
Mateus:25.35 ao 39...
porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te?"
Considerando esse contexto que fala do Senhor Jesus Cristo vindo para julgar as nações , temos que admitir que Ele é Deus e essas características porventura aplicaria para ele?
Perguntas e Respostas:
a) Deus pode ter fome?
R. Não.
b) Deus pode ter sede?
R. Não
c) Deus pode estar no Center roupa para vestir?
R. Não.
d) Deus pode estar na prisão, fica preso?
e) Deus pode adoecer ficar doente com enfermidade?
R. Não.
f) Deus pode ficar sem ter casa ser um Peregrino um estrangeiro sem morada certa?
R. Não.
Então por que é aplicada essa característica tudo a Ele?
Agora poderemos recapitular as últimas duas perguntas de primeiro Coríntios Capítulo 10 Versículo 22 e de Malaquias capítulo 3 versículo.
g) Somos mais forte do que Deus?
R. Não.
h) Podemos roubar a Deus?
R. Não.
Entendeu agora a categoria que se encaixa o texto de linguagem na linguagem da Bíblia aí no livro de Malaquias?
Então como entender quando diz que o povo estava roubando, isto é os  sacerdotes aquelas pessoas estavam roubando a Deus?
Como eles estavam roubando?
Vamos entender resumidamente..
Leia essas partes da explicação de Mateus cap 25 qual nós estamos e faça uma comparação com provérbios Capítulo 19 Versículo 17 e agora entenda Malaquias capítulo 3 versículo 8 a pergunta feita lá no início do versículo.
Mateus:25.40 (Leia os anteriores do 31 até o 40)
"E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a *👉🏼mim o fizestes* ."
Provérbios:19.17
" *👉🏼Ao SENHOR empresta o* que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício."
Como é que alguém vai emprestar alguma coisa a Deus? Agora assemelha a pergunta:
Como alguém vai Robar a Deus?
Percebeu aí a semelhança de Malaquias ainda não percebeu?
De acordo com Deuteronômio as viúvas os órfãos os estrangeiros  tinha uma parte no dízimo e Malaquias é feita a pergunta pode alguém roubar a Deus? a  resposta é não.  Porém, todavia,  aqueles pobres os necessitados era representando o próprio Deus, como se fosse Ele mesmo, então é usado essa linguagem que eles estavam roubando a Deus por estar roubando o direito é pervertendo o direito das viúvas e do pobre no meio de Israel era como se estivesse roubando a Deus, Essa é a linguagem contextualizada e hemenêutica da questão de roubar a Deus aí de Malaquias capítulo 3 Versículo 8.
Presta atenção:
Deuteronômio:26.12
"Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem."
Porém:
Malaquias:3.5
"E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam (roubam) o jornaleiro, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos."
E se ainda não estiver satisfeita com a explicação vamos a mesma linguagem só que está em livro de Atos Novo Testamento.
Quando Saulo de Tarso perseguia a igreja ele não perseguia a igreja em si, mas ao próprio Senhor Jesus Cristo ou  será possível alguém perseguir o Senhor Jesus Cristo depois da Ressurreição ESTANDO na direita do Pai no Céu?
Atos:8.1
"E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos."
Atos:9.3
"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
Atos:9.4
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Atos:9.5
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões."
Portanto a linguagem de não roubará a Deus lá em Malaquias Agora está explicado fala -se que havia um roubo entre a corte religiosa ,lá havia uma abnegação de ajuda ao próximo dentro daquele contexto judaico das leis cerimoniais a qual estava incluso o próprio dízimo.
------------------------------
Pois bem, seguindo o "CONTEXTO" do texto, desde o capítulo 1 de Malaquias, pergunto a você:
• Com quem Deus continua falando desde o início do livro???
• Com a IGREJA HOJE ou com os SACERDOTES JUDEUS?
A resposta é muito óbvia, não é?! Como alguém pode utilizar um texto deste para a Igreja de Cristo, hoje?
------------------------------
"Com maldição sois amaldiçoados, PORQUE A MIM ME ROUBAIS, sim, TODA ESTA NAÇÃO ((ISRAEL))."
(Malaquias 3: 9 )
------------------------------
Qual é a "Nação", de acordo com o texto, que está roubando a Deus? Nação de Israel (JUDEUS).
• Note que a Igreja do Senhor Jesus começou a existir uns 450 anos depois que essa carta foi escrita.
Quem está debaixo de maldição, CONFORME O TEXTO, são os JUDEUS! Nós fazemos parte da Igreja, o Corpo de Cristo, fomos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, o Espírito Santo de Deus faz habitação em nós, somos o Templo de Deus, somos novas criaturas em Cristo Jesus, fomos selados com o Espírito Santo, somos Filhos de Deus!
Como poderá haver maldição em nós? Impossível.
------------------------------
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."
(Malaquias 3: 10)
------------------------------
A Bíblia está repleta de textos, dentro do contexto do livro de Malaquias, que nos ensinam que a ordenança dos dízimos ERA PARA -> ISRAEL <- .
• Casa do tesouro???
• Onde "ficava" este lugar hoje?
• Será a Igreja? Claro que NÃO.
A casa do tesouro era no Templo de Salomão, em Jerusalém! Mantimento refere-se a alimentos. A tribo de Levi não teve herdades, por isso, seus 11 irmãos deveriam sustentá-los!
• De qual tribo você pertence?
O dízimo tinha promessas de benção e maldição para o povo e sacerdotes JUDEUS. Se não dessem, seriam amaldiçoados. Porém no Novo Pacto, não podemos ser amaldiçoados por não dar o dízimo, se fôssemos, então o sacrifício de Jesus na cruz teria sido em vão!
Acesse para saber mais:
www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

A DOUTRINA DO DÍZIMO (DIZIMOLOGIA): https://www.youtube.com/playlist?list=PL7wB4HL7AXNO25WdNqR4hXb4NoH4j-LuC



https://www.youtube.com/playlist?list=PL7wB4HL7AXNO25WdNqR4hXb4NoH4j-LuC

                                       Por Daniel Duarte


👉ATENÇÃO!!

👇
ESTE ESTUDO (REFLEXÃO) É PERMITIDO IMPRIMIR E COMPARTILHAR, QUE SEJA GRATUITAMENTE!

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

📚Blog de Estudos e reflexões:

danielduarteestudobiblico.blogspot.com.br

🎥 Acesse o nosso canal no YouTube:

www.youtube.com.br/c/DanielDuarteejs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T"; FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL.

JESUS ​​NÃO FOI PREGADO EM UMA CRUZ EM FORMA DE "T";  FOI REALMENTE PREGADO EM UMA MADEIRA: UM POSTE VERTICAL. Como mostramos no c...